segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Lançamento de documentário



Documentário sobre o Palhaço Facilita será lançado nesta quinta-feira

Um dos palhaços mais conhecidos do estado teve sua trajetória de vida retratada em documentário que mistura a emoção e a alegria de um artista que luta para manter viva a arte do circo

Há 38 anos o palhaço Facilita leva alegria para a população potiguar, e tem feito parte da infância de várias gerações. Agora, a sua história de luta e amor ao circo será apresentada ao grande público através do documentário O Circo do Palhaço Facilita, que será lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 18, no auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Ribeira, às 15h.

O documentário tem como foco a força do palhaço Facilita, artista popular que mantém um dos circos mais conhecidos do Rio Grande do Norte. Sob a direção da jornalista e produtora cultural Érica Lima, o filme busca mostrar a vida do palhaço, com foco no exemplo do artista popular que corre atrás do seu sonho e enfrenta uma luta diária para manter a arte do circo.

Retratando momentos da trajetória de Facilita, o roteiro traz depoimentos sobre o inicio do artista no circo, as dificuldades que enfrentou, as realizações, alegrias e também parte do espetáculo que ele apresenta e cativa o público. O cantor potiguar Fernando Luiz, faz uma participação especial no filme com uma canção que compõe a trilha original do documentário.

O filme é uma produção do Coletivo Caminhos Comunicação & Cultura, com o patrocínio do Fundo de Incentivo a Cultura de Natal (FIC). O projeto contempla também a produção de cem cópias de DVDs para distribuição gratuita.

O documentário foi produzido e finalizado num período de cinco meses, com o acompanhamento de espetáculos, do cotidiano do circo e momentos especiais como o aniversário de Facilita, comemorado no circo, e o reencontro com uma filha que também é artista de circo. Além de depoimentos emocionados, o filme mostra quem é o homem por trás do personagem Facilita.

Para a diretora e idealizadora do projeto, a realização do documentário representa a concretização de um projeto que há muito tempo estava em forma de sonho. “O lançamento do documentário proporciona uma sensação de dever cumprido por poder contribuir para chamar atenção sobre a importância da arte do circo e, principalmente, da figura do palhaço, que tem uma tarefa tão grandiosa de levar alegria para as pessoas”, afirma Érica Lima.

Lançamento especial - O documentário terá um lançamento especial dentro da programação do espetáculo no picadeiro do circo do Palhaço Facilita, na noite do próximo sábado, dia 20. A sessão está marcada para começar às 20h. Os ingressos custam R$3, a arquibancada, e R$4, a cadeira.

O palhaço Facilita - José Milton Mariano da Silva, mais conhecido como Palhaço Facilita, é natural da cidade São José da Lage, em Alagoas, mas foi no Rio Grande do Norte que se firmou e realizou o sonho de ter seu próprio circo. Desde criança ele admirava a figura do palhaço e aos 13 anos fugiu com um circo com o objetivo de se tornar palhaço.

Facilita enfrentou muitas barreiras até encontrar a oportunidade de subir no picadeiro de um circo. No início ele vigiava a cerca, trabalhava na limpeza e vendia pipoca, aos poucos conquistou seu espaço e tornou-se o palhaço Facilita, sendo batizado no picadeiro pelo cantor Luiz Gonzaga.

Depois de realizar o sonho de ser palhaço, surgiu outro sonho: ser palhaço do seu próprio circo, e assim um novo desafio em sua vida. Ao conhecer o Rio Grande do Norte, e o carinho do povo potiguar, Facilita uniu forças para construir seu circo e há 38 anos continua realizando espetáculos com sucesso, na capital e no interior do estado.


Mais informações sobre o documentário podem ser obtidas através dos telefones: (84) 9138-7111 (Dayana Oliveira) e (84) 8805-5468/ 9176-5095 (Érica Lima).

SERVIÇO

Lançamento Oficial do documentário O circo do Palhaço Facilita
Quando: quinta-feira, dia 18.08
Hora: 15h
Local: Auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão - Praça Augusto Severo - Ribeira.

Lançamento especial no Circo
Quando: Sábado, dia 20.08
Hora: 20h
Local: Circo do Palhaço Facilita – Av Dr. João Medeiros Filho, conjunto Panatis, bairro Potengi, ao lado do escritório da Caern na Zona Norte, logo depois da área de Lazer do Panatis.

Ass. Dayana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário