sábado, 15 de agosto de 2009

ALMA DE GARI

Curta potiguar em rede nacional
O documentário “Alma de gari” dirigido pela radialista Érica Lima foi selecionado para a competição oficial do Festival Tela Digital, e exibido no mês de julho/2009 em rede nacional na TV Brasil. Até o momento, o único vídeo potiguar selecionado para competição. O curta Alma de gari têm como protagonista o Wilson Fernandes - um gari que trabalha á noite nas ruas de Natal-RN. Um personagem anônimo que trás consigo uma forte relação com a cidade de Natal. O Festival de Vídeo Tela Digital é um festival de vídeos inédito, pois permite que os vídeos concorrentes sejam exibidos pela TV BRASIL.

Os radialistas potiguares, Alexandre Santos, Érica Lima e Jurandyr França, produziram em dezembro de 2008 a série de documentários intitulada Alma das ruas. Um projeto piloto com cinco documentários de cinco minutos, produzidos inicialmente, como Trabalho de conclusão de curso e apresentado ao departamento de comunicação social da UFRN.















gravação do curta D´Luca - o poeta do asfalto
foto: Alexandre Santos



Com o intuído de mostrar esse trabalho para o grande público, inscreveram esses curtas em alguns festivais de cinema e vídeo que ocorrem pelo Brasil. E para surpresa da equipe os curtas já foram selecionados em importantes festivais de cinema;

· O Festival Internacional de Filmes curtíssimos (Brasília);
· Festival de cinema de países de língua portuguesa - CINEPORT (João Pessoa/PB);
· Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga - CINEDOCUMENTA (Minas Gerais)
· FESTNATAL – Festival do vídeo potiguar e Mostra Nordeste (Natal/RN)
· Festival de Vídeo - Tela Digital (TV Brasil/SP).
A competição do festival Tela Digital se dá por duas fases, a primeira, é no site do festival, onde tem o júri popular – os internautas podem acessar e votar no seu vídeo favorito. A segunda etapa se dá na mostra que ocorre na TV, está selecionada pelo júri oficial. A curadoria oficial do festival selecionou o curta Alma de gari sem que o mesmo passasse pela votação popular.
Assita os curtas no site: http://www.teladigital.org.br/

Alma de gari
D´Luca - O poeta do asfalto
Ney Douglas – fotojornalista
Márcia – “...eu esperava tudo, menos a rua...”
Sinal fechado


Nenhum comentário:

Postar um comentário