domingo, 30 de agosto de 2009

Preservação da cultura - um direito das minorias e de todos!

A expressão das tradições culturais é um direito de todos e está na declaração universal dos direitos humanos, de 1948, desde então a cultura vem sido pensada e discutida como até a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais conhecida como diversidade cultural.

A aceitação de grupos étnicos e culturais, que parecem estranhos e mesmo esquisitos para a maioria, pode ser um dos maiores desafios. Mas as democracias reconhecem que a diversidade pode ser uma grande qualidade. Tratam estas diferenças na identidade, na cultura e nos valores como um desafio que pode reforçar e enriquecê-los.

Escutamos erroneamente e repetidamente pessoas falam no termo “levar cultura” a determinadas camadas da sociedade, a comunidades distantes ou grupos específicos da sociedade. O erro está no fato de que não levamos cultura a alguém, cada individuo possui cultura, a sua cultura.

Podemos sim, levar atividades culturais, apresentar certas manifestações culturais desconhecidas por alguns grupos, ou até mesmo, promover ações de resgate, documentação ou preservação da cultura de uma comunidade.
Érica Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário